ensino superior

UFSM faz atividades para promover integração de alunos estrangeiros

18.398

data-filename="retriever" style="width: 100%;">Foto: UFSM (divulgação)
Nesta quarta-feira, 14 dos 27 estudantes estrangeiros que vão morar em Santa Maria conheceram o Jardim Botânico da UFSM

Às vésperas de começar mais um ano letivo, a Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) está promovendo a integração dos alunos vindos de outros países. Nesta quarta-feira, um grupo formado por 14 pessoas - de um total de 27 - participou de uma caminhada pelo Jardim Botânico. A iniciativa faz parte da Semana de Acolhimento ao Estudante Internacional, que busca garantir receptividade e ambientação aos novos alunos.

Vagas provisórias para estudantes da UFSM estão esgotadas em Camobi

A programação teve início na última segunda-feira, na sala 218 do prédio da Reitoria, onde a equipe da Secretaria de Apoio Internacional (SAI) e o reitor, Paulo Afonso Burmann, deram as boas-vindas aos alunos internacionais que já chegaram a Santa Maria. Dos 27 estrangeiros aguardados - alguns ainda não chegaram à cidade -, 21 são alunos de graduação e seis de pós-graduação, vindos de países que têm universidades parceiras da UFSM por meio de convênios bilaterais ou de programas multilaterais, como Argentina, Bolívia, Chile, Colômbia, Costa Rica, Haiti, Paraguai, Rússia e Uruguai.

No primeiro encontro, o reitor falou sobre a importância da presença desses alunos na instituição, tanto para o desenvolvimento acadêmico e profissional dos jovens quanto para o processo de internacionalização da universidade. Ao longo da semana, o grupo vem recebendo informações sobre opções de moradia, transporte público, lazer, compras e outros dados sobre a rotina da cidade.

Após ação do Conselho, concurso para médico e dentista é suspenso em Santa Maria

A INICIATIVA
Há cinco anos, o Laboratório Entrelínguas, coordenado por Eliana Sturza, é parceiro da SAI na semana de acolhimento, ajudando na organização das atividades. A proposta é construída pensando no primeiro contato desses estudantes com a língua portuguesa. Por isso, são desenvolvidas ações que auxiliem nas atividades acadêmicas e no cotidiano em Santa Maria. Os alunos estrangeiros também participam de tours pelo campus sede. Até o final de semana, o grupo fará visitas guiadas ao centro da cidade.

*Com informações da assessoria de comunicação da UFSM

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anterior

Evento vai discutir atuação feminina na ciência no planetário

Próximo

Vagas provisórias para estudantes da UFSM estão esgotadas em Camobi

Educação